segunda-feira, julho 04, 2011

Malandra Cássia Eller

Oi leitores! É eu sei, dei uma sumida por aqui... Por alguns momentos ainda pensei em deletar o blog (What?). Mas como tenho leitores fiéis, eles conseguiram mudar a minha decisão. Ainda tomei coragem pra modificar o que tanto alguns leitores reclamavam... Sobre o tal fundo preto. E ai gostaram das modificações? Bom, eu gostei, mas ainda preciso mudar mais algumas coisinhas.
Hoje tirei o dia para fazer um estudo sobre a vida de alguns cantores que gosto, e o destaque de hoje aqui no blog vai para uma cantora maravilhosa, quem é? Não, não é Maria Bethânia é a Cássia Eller!

Cássia era filha de um sargento pára-quedista do Exército e de uma dona de casa, seu nome foi sugerido pela avó. Nasceu no Rio de Janeiro, aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte e mais tarde com 12 anos voltou para o Rio. Ela já sabia desde os seus 14 anos quando ganhou um violão de presente, que tinha um certo interesse pela música.
Aos 18 anos, chegou a Brasília e fez algumas apresentações, em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como coristas, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró entre outros trabalhos. Um ano mais tarde foi para Minas Gerais, onde trabalhou como servente de pedreiro e na escola nem chegou a terminar o ensino médio, por causa dos shows que fazia. Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou muitas canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, e mais alguns artistas do MPB.

Era homossexual assumida e ainda morava com a parceira, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão). Ela teve seu filho com o baixista Tavinho Fialho, que faleceu em um acidente automobilístico meses antes do nascimento de Francisco.
Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira e somente em 1989 sua carreira decolou com a ajuda de um tio. Devido ao grande sucesso, no fim do ano de 2001 ela foi chamada para se apresentar na Praça do Ó, no Rio durante os festejos do réveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de Dezembro. Em vários pontos do Rio, fez-se um minuto de silencio durante a comemoração da passagem do ano em memória da Cássia Eller. Vários artistas também prestaram homenagem á cantora em seus shows, na virada do ano.
Cassia faleceu aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio. A hipótese de overdose de drogas, considerada inicialmente como causa da morte, foi descartada pelos laudos periciais.

Olhá só uma das músicas de mais sucesso dela:


Dá uma olhada no relato que o empresário de Cássia disse, sobre a agonia que ela viveu dias antes de falecer.

‘’Cassia Eller a melhor cantora pop do Brasil, morreu em sofrimento, em suas últimas horas de vida, sentiu muitas dores, desespero e medo e ainda teve intensas crises de choro. Vestia calça jeans e uma camiseta vermelha e estava em péssimas condições físicas. Abatida, apresentava voz pastosa e uma indisfarçável confusão mental. Tinha os olhos vermelhos e linchados de tanto chorar. No caminho pra clínica queixava-se de fortes dores na barriga e no peito e chegou a vomitar. ‘’
Cássia Eller nunca escondeu que era usuária de drogas. Sua preferida era a cocaína, que consumiu durante mais de dez anos. Numa de suas últimas entrevistas, concedida à revista IstoÉ Gente menos de duas semanas antes de sua morte, a cantora abordou o assunto. "Eu cheirava muita cocaína. Parei total, graças a Deus. Fiquei um tempo sem beber também, e isso me fez bem. Não foi nem exatamente por causa do Chicão que parei, meu corpo não estava mais agüentando. Durante a gravidez parei porque, milagrosamente, enjoei de cigarro, café, maconha, de tudo. Cocaína, então, lógico. Não ia fazer uma coisa dessas. Aí o Chicão nasceu, amamentei e depois caí de novo na farra."

Pois é, mais uma pessoa que tinha tudo pra ser feliz e se perdeu no mundo das drogas. Tirando esse detalhe que fez toda a diferença na vida dela, ela ainda deixou um exemplo do que é certo e o que te leva ao errado.

3 comentários: