terça-feira, junho 21, 2011

A louca vida de Cazuza.

Então queridos leitores, como estão? Bom, eu tô levando a vida como posso... Só na sombra e água fresca! Hoje queridos quero deixar uma coisa bem clara por aqui... É o seguinte, esse blog como diz o nome é um diário né? Mais olha só, o assunto padrão dele não é necessariamente sobre relacionamentos e sexo. Em determinados momentos poderão se deparar com muitos outros assuntos por aqui. Porque esse blog foi feito com o intuito de postar coisas que acho interessantes, com assuntos que gosto de discutir... Repito novamente, isso é um diário, ok? Ta certo que deveria ter comentado isso, nos primeiros posts, mas lembrei disso bem agora (foi mal).

Ultimamente venho escutando muita música MPB de cantores que já se foram (realmente são os melhores), e tô incentivando até minha irmã de 6 anos a gostar também (Tentando salvar essa nova geração). Então hoje tirei o dia pra saber sobre a vida de um dos maiores poetas do rock nacional, que deixou muita história e mensagens valiosas pra todas as pessoas que curtem o som do cara. É ele mesmo, Cazuza!


A louca vida de Cazuza, que desde criança gostava de pôr fogo em tudo. Ele dizia que amar era sinônimo de sofrer e amou homens e mulheres com a mesma intensidade.

Nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de Abril de 1958 com o nome de Agenor Miranda de Araújo Neto, mas ficou conhecido nacionalmente por Cazuza. Teve uma certa dificuldade para descobrir que seu negócio era realmente a música. Antes de fazer o grande sucesso foi funcionário da Som Livre, fez cursos de fotografias, trabalho em peças teatrais. Foi um cantor e compositor brasileiro que ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho e com uma produção barata, gravaram o primeiro álbum da banda. Depois de alguns shows no Rio de Janeiro e São Paulo, Cazuza deixou a banda a fim de ter liberdade para compor e se expressar, musical e poeticamente. Em julho de 1985 Cazuza deixou a banda para seguir carreira solo.


Desde a adolescência tinha brigas constantes com a mãe Lucinha, que ficou chocada ao descobrir maconha no quarto do filho quando ele tinha apenas 15 anos. No dia que descobriu jogou tudo fora e ouviu de um inconformado: ‘’ Você é louca? Era maconha de primeira qualidade. Você não dá valor ás coisas. Jogou dinheiro fora!’’ Ou seja desde novinho já usada drogas. O mais difícil foi quando começou a desconfiar que Cazuza por volta dos 18 anos, era bissexual. Um dia sem rodeios, ela perguntou: ‘’ Meu filho, você é homossexual?’’. Cazuza respondeu tranquilamente: ‘’ Olha mãe, eu não sou nem uma coisa nem outra, porque nada é definitivo na vida. Você pode dizer que eu seja bissexual, porque não fiz minha escolha ainda. Um dia posso gostar de um homem como, no outro gostar de uma mulher. Então não fique preocupada com isso’’. Lucinha escreveu em seu livro ‘Só as Mães são felizes’, que a primeira paixão do filho foi aos 17 anos, com uma vizinha do Leblon e que ela soube por um acaso, depois de saber que ele pediu dinheiro para pagar um aborto da namorada.

Depois de viver grandes paixões, sua atitude rebelde, assumidamente bissexual, aparecia o poeta. Com um tipo de letra que falava de dores, de sofrimento, de paixões. Quando começou sua carreira solo já sabia que estava doente e então em um novo exame confirmou o vírus da Aids. Começou o tratamento em Boston, onde ficou dois meses. Quando voltou, gravou o disco ‘Ideologia’, onde falava de suas experiências com a perspectiva da morte e ainda tocava em assuntos relacionados a questões sociais do país. Depois de um grande sucesso vendeu mais de 560 mil cópias do disco ‘Cazuza ao vivo, o tempo não pára’, que também é o registro dos maiores sucessos de sua carreira.
Apareceu a capa de uma revista semanal assumindo que estava com Aids. Foi um grande baque nacional, pois era a primeira personalidade pública a assumir que estava doente. Talvez a proximidade com a morte a tenha levado a compor compulsivamente. Em 89 gravou o álbum duplo ‘Burguesia’ que viria a ser seu último registro musical. Morreu no Rio de Janeiro, em 7 de julho de 1990, com 32 anos de idade.


'Caju: Fique livre do mundo, aproveite a dor, ame de olhos fechados e se divirta na Terra. Cazuza.' Essa foi uma dedicatória dele para ele mesmo, foi sua última anotação e fez quando ainda tinha forças para escrever. 

Afinal, o tempo não para!


18 comentários:

  1. Viveu do jeito que quiz, morreu como não quiz.

    Ele não é definitivamente exemplo, nem deveria ser ídolo de ninguém.


    Que Deus o julgue segundo seus bons atos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é ele sendo julgado pelos atos dele e você, sendo julgado pelos seus erros absurdos de português...rsr
      Não é dever de ninguém dizer quem deve e quem não deve ser conhecido como ídolo das pessoas, pois, essas vão saber por si só quem elas devem idolatrar, tchutchuco

      Excluir
    2. Ridiculo, Cazuza foi um icone da musica , um poeta.. Agora se isso nao pode ser idolo,, ja nao sei mais nada rsrs.. Agora nao misture a religiao com a historia de vida que ele teve, sim concordoa historia pode ser lida para nao cometer alguns erros sim, nao de viver cada minuto.. Cazuza era o Cara..

      Excluir
  2. Traficante, surubeiro, e só fez sucesso porque o pai era empresário no meio musical. Até porque, convenhamos, que letras lixo esse cara fez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LIXO É O SEU COMENTÁRIO.

      Excluir
    2. Nossa Ridiculo, voce nao entende o que é musica, Cazuza fez historia na mpb, e outra depois de 27 anos vc realmente acha que o sucesso era por causa do pai.. hj o pai nao tem influencia e o cara aindaa vende disco. #fato.

      Excluir
    3. Lixo ? Meu querido ( filha da puta ) Lixo, é você lendo sobre ele e comentanto mal, por que cai entre .nos, lixo é você que não tem oque fazer e fica batendo punheta na frente do PC e comentando LIXOS c:

      Excluir
  3. o cara era bom só deu mole de sé um viado inconsequente,e contrair o virus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu mole sim, mas nao por ser viado como diz vc, pois hetero tambem contrai hiv.. que pena que voce é tao pequeno de nao entender. Ensino Fundamental é necessario.

      Excluir
  4. Comemora-se o que com a morte de Cazuza?
    Morrer fulminado pela AIDS, contraída em
    conseqüência de todos os excessos possíveis e
    imagináveis que ele cometeu? Olha, falando
    sinceramente, Cazuza era no máximo um bom
    cantor. Nada que se possa admirar. Como
    compositor, suas letras expressavam os
    sentimentos protestantes (nada a ver com
    religião, que era algo que ele não tinha) de
    um rebelde sem causa que não aceitava ser
    contrariado. Elevá-lo ao posto de poeta chega
    a ser um acinte aos poetas por excelência. Um
    bad boy que só conseguiu se lançar na
    carreira artística por ter um pai que é
    produtor musical. Cazuza foi nada mais nada
    menos que um menino mimado, um playboyzinho
    da zona sul carioca, um filhinho de papai que
    sempre teve tudo o que quis e a hora que
    quis. Um cara folgado que não aprendeu a
    ouvir um indispensável e necessário NÃO!!!
    Cujo universo se resumia na própria
    circunferência umbilical. Um marginal (sim,
    marginal, pois vivia à margem da sociedade),
    um viciado em drogas (viciado e – segundo a
    própria mãe – traficante), que vivia
    “chapado”, um pervertido que passava noites
    em orgias sexuais regadas a álcool, drogas e
    violência. Caríssimos leitores é este o
    protótipo de “herói”, de “ídolo” que os pais
    querem para os seus filhos? Sabem qual a
    diferença entre Cazuza e Champinha (o
    assassino do jovem casal Liana Friedenbach e
    Felipe Caffé, em Embu-Guaçu, no dia 5 de
    novembro de 2003)? É que Cazuza nasceu em
    “berço de ouro” e Champinha em um celeiro
    qualquer. Cazuza só não matou ninguém por que
    lhe faltou oportunidade, quanto ao mais, o
    barro do qual ambos foram gerados é
    proveniente do mesmo lamaçal. Se Cazuza
    achava “poético” cantar que seus heróis
    morreram de overdose, esse, certamente não é
    o hino que os pais com um mínimo de
    equilíbrio, querem que seus filhos entoem.
    Que Cazuza continue a descansar em paz (se é
    que algum dia ele conseguiu tal feito seja lá
    em que lugar for que esteve e/ou está).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é você para julgar os outros assim? Deus? enfim todo mundo tem defeitos e não cabe a nós julgar recolha-se a sua insignificância pois você não é melhor do que ninguém...

      Excluir
  5. VAI TODO MUNDO TOMAR NO CÚ! Vocês todos devem ser uns santos né? tem nada pra fazer não? já vi ficar falando mal dos vivos, agora até dos mortos? pqp..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, povo FDP mesmo...
      Se não gostam do Cazuza ngm aqui quer saber...¬¬'
      guardem os preconceitos e religiões para alguém que queira ler... que não é o caso aqui...

      Excluir
  6. A MINHA OPINIÃO CAZUZA FOI UM POETA...AMU AS MÚSICAS ELE SIM SOUBE VIVER INTENSAMENTE... MORREU CEDO E NUNCA TEVE MEDO DE SER FELIZ....

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você gabriela , eles falam isso pq tem medo de viver a vida do jeito que querem e ser feliz . Ele sim sabia bem oq queria faser em sua vida , ele pode não ser um exemplo de vida , mas , viveu como quiz e foi feliz ao contrário de muiitos que procuram a felicidade e nem sempre á encontra.
    Ele poderia ter feito tudo que pra vocês são anormal , ou pecado , mas e oq as autoridades fasem com o país vocês não veem né ? e se veem não dão a mínima e nem tomam as medidas cabiveis contra isso , e nem criticam como estão criticando Cazuza .

    Mas, vocês gostem dele ou não , ele sempre será um poeta siim , e o talento que ele tinha não pode ser iguinorado e nem rebaichado , so por conta dos atos que ele tinha em sua viida pessoal que não era do agrado de vocês .

    Vai dizer que vocês são santos ? nunca pecarão , e nunca se drogaram , aaaa vão se ferrar _l_ bando de invejosos , remédio tbm é droga .


    De: Elleny Amaral .

    Se achou ruim e quer tirar satisfações olha aê meu msn : ny_amaral@live.com

    Flw , Flw .

    ResponderExcluir
  8. amooooooo cazuza, prefiro ele como exemplo, pois vive do jeito que ele quiz, !

    http://meninofutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. CAZUZA SEMPRE VAI SER UM POETA.

    ResponderExcluir
  10. Que coisa. Quantos comentários caretas aí em cima hein! O que o Cazuza fazia da vida dele era problema dele. Cada um faz da sua vida o que quizer. O mundo inteiro é a referência para os filhos de quem quer que seja. A escolha do que cada um vai ser na vida depende tâo somente de si mesmo.
    Cazuza foi sim um poeta sensível as mazelas brasileiras, inclusive da caretice expressada nos comentários aí em cima. Soube como ninguém enxergar essa burguesia falsa e ridícula de ultra extrema direita que apoiou a ditadura e faz com que o Brasil até hoje seja um país atrasado em termos de cultura. Se ele não foi um exemplo, quem é exemplo nesse país? Basta assistir ao lixo que está a televisão de hoje.
    O BRASIL precisa abrir a cabeça e abandonar os preconceitos para evoluir para uma sociedade com mais qualidade e se tornar primeiro mundo.
    Mas como vimos nos caretas hipócritas aí em cima, isso ainda vai demorar.
    Abraços.

    ResponderExcluir